O Professor Drº. Mário Jorge da Motta Bastos da Universidade Federal Fluminense, irá proferir a palestra "O DESAFIO DE SIGNIFICAR O PASSADO: O ENSINO DA HISTÓRIA MEDIEVAL NO BRASIL", no dia 21/08/2019, na XVIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais.
Resumo: Creio que os profissionais que lecionam História, em qualquer nível em que seu magistério se exerça, estão cada vez mais ameaçados em sua atividade e desafiados numa sua condição de exercício essencial – a mobilização do público – por um crescente sentimento de desprezo pelo passado, em especial os mais remotos, no quadro de sociedades capitalistas que, cada vez com maior intensidade, só se reconhecem em projeções para o futuro. Ao futuro dedicamos, cada vez mais, o nosso maior sentimento de empatia! O “desmanche cotidiano no ar de toda e qualquer expressão de solidez histórica” parece nos livrar da sensação do peso do tempo sobre nossas costas, acelerando a história num presente que é vivido como mudança constante que só nos vincula ao futuro, só nos projeta à frente, ao vir a ser. A historicidade parece cada vez mais residir na ficção científica, e o tempo pretérito nos romances que celebram um mundo perdido ou que talvez nem tenha existido, vivido por seres “meio-humanos-meio-bestiais” talvez mais estranhos que os extraterrestres! Tendo em vista este cenário, impõe-se aos historiadores em geral, e aos medievalistas (e antiquistas!) em particular, refletir sobre as condições, perspectivas, práticas e sentidos do estudo e da docência de nossas “fatias de duração do tempo” em todos os níveis do ensino no Brasil. Como é o presente e qual será o futuro deste passado na formação intelectual dos brasileiros?
Palavras-chave: História Medieval; Pesquisa; Ensino; Extensão.
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