domingo, 14 de julho de 2019

"O CONCEITO DE INTELECTO E A FORMAÇÃO DO MESTRE NAS QUESTÕES DISPUTADAS SOBRE A ALMA, DE TOMÁS DE AQUINO"

O Professor Drº. Rafael Henrique Santin, do Instituto Federal do Paraná, irá compor a mesa temática: Representações da Paidéia Medieval sob a lente da filosofia, no dia 22/08/2019, na XVIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Sua apresentação tem o título "O CONCEITO DE INTELECTO E A FORMAÇÃO DO MESTRE NAS QUESTÕES DISPUTADAS SOBRE A ALMA, DE TOMÁS DE AQUINO".
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a concepção tomasiana de intelecto e seus desdobramentos para a formação do mestre. A fonte para o desenvolvimento desse estudo são as Questões disputadas sobre a alma, um conjunto de lições desenvolvidas por Tomás de Aquino, provavelmente, durante sua regência em Santa Sabina, entre 1266 e 1267. O problema fundamental que guia as nossas análises é a perspectiva tomasiana para a formação do mestre, bem como as contribuições de Tomás de Aquino para pensarmos a formação docente na atualidade. A lição mais importante que podemos aprender com o mestre de Aquino é que a sabedoria é condição para se tornar um ‘mestre integral’. Diante disso, cabe a seguinte pergunta: em que consiste a sabedoria magistral, do ponto de vista de Tomás de Aquino? Parte dessa ‘sabedoria magistral’ consiste em investigar sistematicamente a alma humana, particularmente o intelecto. O intelecto figura como um dos principais temas nas obras tomasianas, pois o autor parte do princípio de que o aspecto mais importante da natureza humana é o intelecto, de modo que toda a reflexão sobre a ação e a formação do homem passa necessariamente pela questão do intelecto. Outro ponto relevante é a participação de Tomás de Aquino numa das principais controvérsias de sua época: o confronto de ideias contra os averroístas, defensores da teoria do monopsiquismo. Tomás de Aquino questionava essa teoria, argumentando que a alma humana é formada por um intelecto total, ou seja, um intelecto individual constituído de uma potência ativa (intelecto agente) e uma potência passiva (intelecto possível). Essas disputas e as posições assumidas pelo teólogo dominicano contêm lições importantes sobre os aspectos essenciais da formação docente que, eventualmente, são esquecidos ou negligenciados, como a necessidade de o professor, além de conhecer o que ensina e os melhores meios para ensinar, manter-se aberto ao conhecimento e à investigação científica e filosófica, isto é, investir na sabedoria como condição essencial do ‘ser’ professor.
Palavras-chave: Filosofia da Educação Medieval; Formação docente; Tomás de Aquino; Questões Disputadas Sobre a Alma.

http://lattes.cnpq.br/6832826542406017



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