O Professor Drº. Paulo Rogério de Souza, da Universidade Estadual de Maringá, irá compor a mesa temática: Representação da Paidéia na Antiguidade à luz da Educação, no dia 20/08/2019, na XVIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais. Sua apresentação tem o título "A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA, DA SOFÍSTICA E DA TRAGÉDIA GREGA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO GREGO: UMA PAIDÉIA NECESSÁRIA".
Resumo: Este
trabalho tem como temática a influência da filosofia, da sofística e da
tragédia, como partes de uma “Paideia necessária” para a formação do cidadão da
polis grega do século V a.c. O objetivo é mostrar as práticas filosóficas e sofísticas
como práticas formativas do homem ateniense, mas destacando a importância
educativa da tragédia. O destaque que é dado à tragédia grega neste trabalho se
justifica pela expressividade educativa atribuída ao gênero trágico na
cidade-estado de Atenas no período clássico. Isso porque, ainda que uma
forma de educação institucionalizada ou formalizada como a educação sofística e
filosófica fosse buscada neste momento histórico, foi a literatura, com estaque
para a tragédia grega, uma continuadora no processo educativo do cidadão
ateniense. Mesmo sendo uma exigência social da polis democrática, a educação
não estava acessível a qualquer cidadão: a sofística por
seus custos e a filosófica pelo ócio que nem todo ateniense dispunha. Assim, o
teatro, principalmente com a tragédia grega, assumiu um
papel essencial para a formação do cidadão.
Palavras-chave:
Tragédia grega; Filosofia; Sofística; Educação
http://lattes.cnpq.br/5127520919450174
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