Também em 2009, o Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e
Educação nas épocas Antiga e Medieval publicou o terceiro volume do livro Pesquisa em Antiguidade e Idade Média,
pela Editora da Universidade Estadual de Maringá. Dessa vez, a publicação foi
organizada pelas professoras Terezinha Oliveira e Elizabete Custódio da Silva
Ribeiro e reúne 31 textos, frutos de comunicações apresentadas na VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais,
de 2008. Os capítulos estão divididos em três partes que refletem os diferentes
olhares em relação à Antiguidade e à Idade Média: Literatura, História e
Educação.
Seguem, abaixo, a imagem da capa do
livro e a relação dos textos que o compõem:
PARTE I – LITERATURA
O
Locus Amoenus nas pastorelas Galego-portuguesas, de Marciléia de Souza
Apolinário.
Cantiga de amigo: análise linguística de um texto medievo na perspectiva bakhtiniana do gênero do discurso, de Márcia Adriana Dias e Lucinéia Maria Lazaretti.
As origens do rei Artur na prosa de Thomas Malory: figurações do feminino na prosa do século XVI, de Márcia Maria de Medeiros.
As Cantigas de Santa Maria, de Afonso X: a relação entre texto e imagem, de Josilene Moreira Siqueira.
O Romanceiro, de Garrett, e o Romanceiro tradicional português, de Ana Marcia Alves Siqueira.
PARTE II – HISTÓRIA
A
Igreja Cristã e o dia de todos os santos, de Solange Ramos de Andrade.
Honrar o senhor: a fidelidade aymerida nas canções de gesta e a ideologia monárquica na França capetíngia, de Ademir Aparecido de Moraes Arias.
Os exempla e a história no principado romano, de Marcos Luis Ehrhardt.
O párodo no Hipólito de Eurípedes, de Fernando Crespim Zorrer da Silva.
Uma análise da elaboração e da estrutura retórica do discurso Apologia de Apuleio (II século d.C.), de Semíramis Corsi Silva.
Possíveis apropriações da arte poética de Horário nas Fábulas de Fedro, de Marcos Antonio Neves Soares e Milton Genésio de Brito.
Aspectos do poder e da religiosidade no reinado de Afonso III em Portugal (1245-1279): a ampliação da atuação franciscana e o fortalecimento do poder real, de Aline Cristina de Freitas Vian.
A conversão à pobreza: considerações sobre a espiritualidade franciscana na Vida Primeira e Legenda Maior, de Angelita Marques Visalli e Vandergleison Judar.
PARTE III – EDUCAÇÃO
Heráclito
e formação dos professores: um retorno ao princípio do pensamento dialético,
de Marta Silene Ferreira Barros e Sandra Aparecida Pires Franco.
A educação monástica: a institucionalização do ensino no medievo, de Zenaide Z. C. Polido Bovolim.
Didascálicon – o currículo do século XII, de José de Arimathéia Cordeiro Custódio.
Rosvita de Gandersheim e a educação na peça teatral Sabedoria, de Ivone Aparecida Dias.
Voltaire e o educar para a tolerância: um olhar da História da Educação para o século XVIII, de Djaci Pereira Leal.
As contribuições de Bacon para a ciência e a filosofia modernas, de Cristiane Silva Melo e Maria Cristina Gomes Machado.
Aspectos históricos para a compreensão da Educação Especial, de Nerli Nonato Ribeiro Mori e Lucilia Vernaschi de Oliveira.
História, linguagem e conhecimento em Santo Agostinho, de Maria Rita Sefrian de Souza Peinado.
Aspectos formativos da eloquência ciceroniana: uma crítica das técnicas retóricas, de José Joaquim Pereira Melo.
O papel que a educação desempenha no processo histórico da transição do medievo para a modernidade na perspectiva de um escritor do século XIX: Jules Michelet, de Jacqueline Nunes Pereira.
São Boaventura e algumas questões educacionais tratadas na Universidade parisiense (século XIII), de Conceição Solange Bution Perin e Terezinha Oliveira.
Sêneca e a clemência enquanto virtudes indispensáveis para o chefe de estado, de Marcelo Augusto Pirateli e José Joaquim Pereira Melo.
Anselmo de Bec e as provas da existência de Deus: uma leitura do Monológio, de Elizabete Custódio da Silva Ribeiro e Terezinha Oliveira.
A concepção de direito natural do ponto de vista do fisiocrata François Quesnay, de Laurice de Fátima Gobbi Ricardo.
A comédia da educação grega na peça As nuvens de Aristófanes, de Alessando Santos da Rocha e Paulo Rogério de Souza.
Quidort e a sua contribuição na cisão entre os poderes laico e clerical, de Sandra Regina Franchi Rubim.
A concepção de riqueza e pobreza no Antigo e no Novo Testamento, de Ruth Izumi Setoguti.
O embate entre a aristocracia e a tirania na peça o Prometeu Acorrentado de Ésquilo: a democracia como solução para um conflito social, de Paulo Rogério de Souza e Alessandro Santos da Rocha.
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