É com orgulho que o blog Teias da Idade Média divulga, a
partir deste post, os livros
produzidos pelo Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GETSEAM) desde 2006. Os livros que apresentaremos, a
partir de hoje, foram desenvolvidos a partir das atividades do Grupo desde 2006. São textos provenientes de palestras,
mesas-redondas e comunicações apresentadas na Jornada de Estudos Antigos e
Medievais.
O primeiro livro que apresentamos é o Cultura e Educação: Ética e Ação Política na Antiguidade e Idade Média,
produzido a partir das palestras e mesas-redondas do V Ciclo de Estudos Antigos e Medievais do Paraná e Santa Catarina e
da V Jornada de Estudos Antigos e
Medievais: Transformações Sociais e Educação - dois acontecimentos agregados num mesmo evento, realizado em 4 e 6 de
outubro de 2006. Esse evento foi realizado em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.
Essa publicação foi feita
com apoio financeiro da CAPES e da Editora da Universidade Estadual do Sul da
Bahia (UESB) e organizada pelas professoras Terezinha Oliveira e Angelita Marques Visalli. Apresenta 27 capítulos que abordam a Antiguidade e a Idade Média
a partir dos mais diversos pontos de vista. Há, entre eles, um texto que não
foi apresentado no evento, mas sim no I Encontro Nacional de Estudos da Imagem, realizado na Universidade
Estadual de Londrina no ano de 2006. Trata-se do texto Mouvement, couleur, sens dans l’image médiévale: autor de la notion de
regard, de autoria do professor francês Daniel Russo. Apesar de não ter
sido apresentado no evento, o texto contribui para o desenvolvimento do debate
acerca das temáticas abordadas na Jornada.
Segue abaixo a imagem da capa do livro e a relação dos capítulos e seus respectivos autores:
Dante e a nobreza do
coração gentil: a trajetória do amor no Solce Stil Nuovo, de Blanca Beatriz
Díaz Alva.
Platão diante de Sócrates, um exercício dramático da mestria, de Gilda Naércia Maciel de Barros.
O patronato dos santos na península ibérica – século VII, de Mário Jorge da Motta Bastos.
Colonização e hegemonia da Igreja de Roma sobre a Igreja celta na Inglaterra nos séculos VI-VIII, de Thomas Bonnici.
Educação e cultura através dos provérbios na Idade Média Latina, de Álvaro Alfredo Bragança Junior.
Mythos e lógos: ruptura ou continuidade? Algumas considerações a parir da cosmovisão de Hesíodo, de José Beluci Caporalini.
Considerações sobre as metamorfoses de Homero, de Aécio Flávio de Carvalho.
Cultura e educação: o caso dos romanos, de Renata Senna Garrafoni.
Documentos manipulados: o caso do Arco dos Argentarri, de Ana Teresa Marques Gonçalves.
Tomás de Aquino e o ‘pensamento confundente’: o falar humano e o falar divino, de Luiz Jean Lauand.
Teologia e religião na Hispânia Visigótica, de João Eduardo Pinto Basto.
Cinema e Idade Média: perspectivas e abordagens, de José Rivair Macedo.
A Idade Média através das fontes: aspectos sócio-políticos, de Ana Paula Tavares Magalhães.
O livre-arbítrio na Suma de Teologia de Santo Tomás de Aquino, de Paulo Ricardo Martines.
Ecos da infância na Roma Imperial, de Marly de Bari Matos.
As influências medievais na construção da sociedade moderna: o medieval como provocação para ser, de Alberto da Silva Moreira.
Fontes para o estudo da Antiguidade na perspectiva da educação, de Lizia Helena Nagel.
O debate político acerca da separação dos poderes no Ocidente medieval: a atuação dos intelectuais, de Terezinha Oliveira.
O helenismo e a formação de um novo homem, de José Joaquim Pereira Melo.
Cavaleiros, monges e ascetas: modelos monárquicos de comportamento nas representações históricas e literárias da Idade Média (Portugal, séculos XIII-XV), de Rita de Cássia mendes Pereira.
Fontes para o estudo da Antiguidade oriental, de Marcio Loureiro Redondo.
Mouvement, couleur, sens dans l’image médiévale : autor de la notion de regard, de Daniel Russo.
O discurso eclesiástico e a marginalidade: considerações sobre normas de conduta cristã nos Synonymorum Libri Duo e Sententiarum Libri de Isidoro de Sevilha, de Leila Rodrigues da Silva.
Educação e cidadania: os quadros sociais e a doutrina moral estóica no principado, de Renata Lopes Biazotto Venturini.
Saber e justiça na monarquia hispânica – séculos XV-XVI, de Adriana Vidotte.
Indivíduo e comunidade na poesia religiosa dos leigos: estudo sobre As Laude, de Angelita Marques Visalli.
O rei no imaginário medieval (séculos XI-XVI), de Adriana Maria de Souza Zierer.
Platão diante de Sócrates, um exercício dramático da mestria, de Gilda Naércia Maciel de Barros.
O patronato dos santos na península ibérica – século VII, de Mário Jorge da Motta Bastos.
Colonização e hegemonia da Igreja de Roma sobre a Igreja celta na Inglaterra nos séculos VI-VIII, de Thomas Bonnici.
Educação e cultura através dos provérbios na Idade Média Latina, de Álvaro Alfredo Bragança Junior.
Mythos e lógos: ruptura ou continuidade? Algumas considerações a parir da cosmovisão de Hesíodo, de José Beluci Caporalini.
Considerações sobre as metamorfoses de Homero, de Aécio Flávio de Carvalho.
Cultura e educação: o caso dos romanos, de Renata Senna Garrafoni.
Documentos manipulados: o caso do Arco dos Argentarri, de Ana Teresa Marques Gonçalves.
Tomás de Aquino e o ‘pensamento confundente’: o falar humano e o falar divino, de Luiz Jean Lauand.
Teologia e religião na Hispânia Visigótica, de João Eduardo Pinto Basto.
Cinema e Idade Média: perspectivas e abordagens, de José Rivair Macedo.
A Idade Média através das fontes: aspectos sócio-políticos, de Ana Paula Tavares Magalhães.
O livre-arbítrio na Suma de Teologia de Santo Tomás de Aquino, de Paulo Ricardo Martines.
Ecos da infância na Roma Imperial, de Marly de Bari Matos.
As influências medievais na construção da sociedade moderna: o medieval como provocação para ser, de Alberto da Silva Moreira.
Fontes para o estudo da Antiguidade na perspectiva da educação, de Lizia Helena Nagel.
O debate político acerca da separação dos poderes no Ocidente medieval: a atuação dos intelectuais, de Terezinha Oliveira.
O helenismo e a formação de um novo homem, de José Joaquim Pereira Melo.
Cavaleiros, monges e ascetas: modelos monárquicos de comportamento nas representações históricas e literárias da Idade Média (Portugal, séculos XIII-XV), de Rita de Cássia mendes Pereira.
Fontes para o estudo da Antiguidade oriental, de Marcio Loureiro Redondo.
Mouvement, couleur, sens dans l’image médiévale : autor de la notion de regard, de Daniel Russo.
O discurso eclesiástico e a marginalidade: considerações sobre normas de conduta cristã nos Synonymorum Libri Duo e Sententiarum Libri de Isidoro de Sevilha, de Leila Rodrigues da Silva.
Educação e cidadania: os quadros sociais e a doutrina moral estóica no principado, de Renata Lopes Biazotto Venturini.
Saber e justiça na monarquia hispânica – séculos XV-XVI, de Adriana Vidotte.
Indivíduo e comunidade na poesia religiosa dos leigos: estudo sobre As Laude, de Angelita Marques Visalli.
O rei no imaginário medieval (séculos XI-XVI), de Adriana Maria de Souza Zierer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário