segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Pesquisa em Antiguidade e Idade Média: olhares interdisciplinares (vol. II)

O terceiro livro que apresentados ao público é o livro intitulado Pesquisa em Antiguidade e Idade Média: olhares interdisciplinares (vol. II). Esta coletânea, organizada pelos professores Terezinha Oliveira e José Joaquim Pereira Melo, reúne trabalhos, minicursos e comunicações apresentadas durante a VI Jornada de Estudos Antigos e Medievais: transformações sociais e educação, realizada em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá em 2007. O livro foi publicado pela Editora da Universidade Estadual do Maranhão e está dividido em 27 capítulos, 27 diferentes textos sobre a Antiguidade e o Medievo. Seguem abaixo a imagem da capa e os textos públicos nesse segundo volume:
 

 
Hagiografia na Idade Média: os modelos de santidade, de Solange Ramos de Andrade.

Poesia e mulher na Idade Média: um estudo das pastorelas portuguesas, de Marciléia Apolinário.

A traição na canção de gesta Renaut de Montauban, de Ademir Aparecido de Moraes Arias.

O conceito de paz na filosofia política de Marsílio de Pádua, de Peterson Razente Camparotto e Cézar de Alencar Arnaut de Toledo.

A preocupação com o bem: conhecimento como atividade na formulação de Tomás de Aquino, de Tatyana Murer Cavalcante e Terezinha Oliveira.

A clemência em Sêneca, de João Paulo Pereira Coelho e José Joaquim Pereira Melo.

Educação na Antiguidade: autoeducação anímica na Alegoria da Caverna de Platão, de Wilson Francisco Correia e Débora Cristina Modesto Barbosa.

A educação na Idade Média: a “Rétorica Nova” (1301) de Ramon Llull, de Ricardo Luiz Silveira da Costa.

Um rei, dois filósofos, dois monges, dois santos – total: três castos, de José de Arimathéia Cordeiro.

A alimentação como elementos de identidade religiosa, de Edvaldo Sapia Gonçalves.

A escolástica na obra Convívio de Dante, de Márcia Guimarães.

Cândido: a educação como meio de superação da Idéia de providência divina, de Djaci Pereira Leal.

Sêneca e os conceitos de corpo e de morte enquanto conteúdos formativos, de Alessandra Possobon de Oliveira e Dhênis Rosina.

Uma introdução aos pensamentos político-religiosos ortodoxos de Basílio de Cesaréia e Heterodoxos de Eunônio de Cízico (séc. IV d.C.), de Helena Amália Papa e Margarida Maria de Carvalho.

Homero e a formação do herói, de José Joaquim Pereira Melo.

Política e educação na Idade Média: Joana D’Arc, um exemplo para Michelet, de Jacqueline Nunes Pereira.

O pensamento místico e a educação em São Boaventura, de Conceição Solange Bution Perin e Terezinha Oliveira.

Morte e pós-morte, em Santo Agostinho, de Marcos Roberto Pirateli.

Anselmo de Bec e o movimento de reforma da Igreja no século XI, de Elizabete Custódio da Silva.

A tragédia grega e sua força educativa, de Alessandro Santos da Rocha e Paulo Rogério de Souza.

Santo Agostinho: considerações acerca do entendimento da natureza humana, de Dhênis Rosina.

A educação cristã: uma nova concepção acerca da riqueza e da pobreza, de Ruth Izumi Setoguti.

A construção da personagem feminina nas cantigas de Santa Maria: um estudo da relação texto e imagem, de Josilene Moreira Silveira e Clarice Zamonaro Cortez.

Cabeleira: uma aventura sertanejo-medieval, de Ana Márcia Alves Siqueira.

O ideal de formação do sábio em Epicuro: a eudaimonía, de Osmar Martins de Souza.

Os hinos de Qumran e os Hinos do Novo Testamento: semelhanças e disparidades, de Fernando Mattiolli Vieira.

O papel do ócio no processo formativo do sábio de Sêneca, de Thais Watakabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário