O terceiro livro que apresentados ao público é o livro
intitulado Pesquisa em Antiguidade e
Idade Média: olhares interdisciplinares (vol. II). Esta coletânea,
organizada pelos professores Terezinha Oliveira e José Joaquim Pereira Melo,
reúne trabalhos, minicursos e comunicações apresentadas durante a VI Jornada de
Estudos Antigos e Medievais: transformações sociais e educação, realizada em
parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual
de Maringá em 2007. O livro foi publicado pela Editora da Universidade Estadual
do Maranhão e está dividido em 27 capítulos, 27 diferentes textos sobre a
Antiguidade e o Medievo. Seguem abaixo a imagem da capa e os textos públicos
nesse segundo volume:
Hagiografia na Idade
Média: os modelos de santidade, de Solange Ramos de Andrade.
Poesia e mulher na Idade Média: um estudo das pastorelas portuguesas, de Marciléia Apolinário.
Poesia e mulher na Idade Média: um estudo das pastorelas portuguesas, de Marciléia Apolinário.
A traição na canção de gesta Renaut de Montauban, de Ademir Aparecido de Moraes Arias.
O conceito de paz na filosofia política de Marsílio de Pádua, de Peterson Razente Camparotto e Cézar de Alencar Arnaut de Toledo.
A preocupação com o bem: conhecimento como atividade na formulação de Tomás de Aquino, de Tatyana Murer Cavalcante e Terezinha Oliveira.
A clemência em Sêneca, de João Paulo Pereira Coelho e José Joaquim Pereira Melo.
Educação na Antiguidade: autoeducação anímica na Alegoria da Caverna de Platão, de Wilson Francisco Correia e Débora Cristina Modesto Barbosa.
A educação na Idade Média: a “Rétorica Nova” (1301) de Ramon Llull, de Ricardo Luiz Silveira da Costa.
Um rei, dois filósofos, dois monges, dois santos – total: três castos, de José de Arimathéia Cordeiro.
A alimentação como elementos de identidade religiosa, de Edvaldo Sapia Gonçalves.
A escolástica na obra Convívio de Dante, de Márcia Guimarães.
Cândido: a educação como meio de superação da Idéia de providência divina, de Djaci Pereira Leal.
Sêneca e os conceitos de corpo e de morte enquanto conteúdos formativos, de Alessandra Possobon de Oliveira e Dhênis Rosina.
Uma introdução aos pensamentos político-religiosos ortodoxos de Basílio de Cesaréia e Heterodoxos de Eunônio de Cízico (séc. IV d.C.), de Helena Amália Papa e Margarida Maria de Carvalho.
Homero e a formação do herói, de José Joaquim Pereira Melo.
Política e educação na Idade Média: Joana D’Arc, um exemplo para Michelet, de Jacqueline Nunes Pereira.
O pensamento místico e a educação em São Boaventura, de Conceição Solange Bution Perin e Terezinha Oliveira.
Morte e pós-morte, em Santo Agostinho, de Marcos Roberto Pirateli.
Anselmo de Bec e o movimento de reforma da Igreja no século XI, de Elizabete Custódio da Silva.
A tragédia grega e sua força educativa, de Alessandro Santos da Rocha e Paulo Rogério de Souza.
Santo Agostinho: considerações acerca do entendimento da natureza humana, de Dhênis Rosina.
A educação cristã: uma nova concepção acerca da riqueza e da pobreza, de Ruth Izumi Setoguti.
A construção da personagem feminina nas cantigas de Santa Maria: um estudo da relação texto e imagem, de Josilene Moreira Silveira e Clarice Zamonaro Cortez.
Cabeleira: uma aventura sertanejo-medieval, de Ana Márcia Alves Siqueira.
O ideal de formação do sábio em Epicuro: a eudaimonía, de Osmar Martins de Souza.
Os hinos de Qumran e os Hinos do Novo Testamento: semelhanças e disparidades, de Fernando Mattiolli Vieira.
O papel do ócio no processo formativo do sábio de Sêneca, de Thais Watakabe.
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