O segundo livro publicado pelo Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e
Educação nas épocas Antiga e Medieval intitula-se Antiguidade e Medievo: olhares histórico-filosóficos da educação e
foi organizado pela professora Terezinha Oliveira. Essa coletânea, publicada em
2008, apresenta textos oriundos da VI
Jornada de Estudos Antigos e Medievais, realizada em outubro de 2007. Reúne
18 textos de diferentes autores que, em sua maioria, foram palestrantes ou
debatedores do evento.
Um olhar atento pode perceber que no ano de 2007 o Grupo promoveu apenas a Jornada. Isso aconteceu porque o Ciclo acontece bianualmente em diferentes regiões dos estados do Paraná e Santa Catarina.
Um olhar atento pode perceber que no ano de 2007 o Grupo promoveu apenas a Jornada. Isso aconteceu porque o Ciclo acontece bianualmente em diferentes regiões dos estados do Paraná e Santa Catarina.
Os capítulos do segundo livro estão
divididos em duas partes. Na primeira, apresentam-se diferentes olhares sobre a
educação na Antiguidade. Na segunda, a educação no medievo é destaque, sendo
abordada sob diferentes perspectivas.
Seguem, abaixo, a imagem da capa do
livro e a relação dos textos que o compõem:
PARTE I – Olhares Histórico-Filosóficos da Educação na Antiguidade
Ética e antropologia em Aristóteles, de José Beluci Caporalini.
Ética e antropologia em Aristóteles, de José Beluci Caporalini.
Nada se perde, nada se cria, tudo se copia, de Aécio Flávio de Carvalho.
Arqueologia e história: a busca por um diálogo, de Renata Senna Garraffoni.
Olhares contemporâneos sobre o conhecimento humano: desdobramentos relativos à captação do fazer e do saber na Antiguidade Grega, de Lizia Helena Nagel.
Hesíodo e a formação para o trabalho e a justiça, de José Joaquim Pereira Melo.
O historiador do presente e o mundo antigo romano: divergências e permanências, de Renata Lopes Biazotto Venturini.
Plotino e os Gnósticos, de Reinholdo Aloysio Ullmann.
PARTE II – Olhares Histórico-Filosóficos da Educação no Medievo
A religiosidade camponesa na Alta Idade Média Ocidental, de Mario Jorge da Motta Bastos.
Colonização cristã e resistência à latinização nas ilhas mediterrâneas no período pós-islâmico, de Thomas Bonnici.
Aproximações entre três maneiras de pensar a realidade: Scotus, Berkeley e Peirce, de Ricardo Gião Bortolotti.
Os judeus no mundo medieval, de Sergio Alberto Feldman.
Pedro Alfonso e o humor na literatura urbana do início do século XII, de Luiz Jean Lauand.
O sentido da ratio para Santo Anselmo, de Paulo Ricardo Martines.
O ambiente citadino e universitário do século XIII: lócus de conflitos e de novos saberes, de Terezinha Oliveira.
Salvando almas: a educação doutrinária dos monges, de Maria Eurydice de Barros Ribeiro.
Considerações sobre a iconografia do portador do modelo de arquitetura na arte medieval – arte e literatura na Antiguidade e na Idade Média, de Artur Simões Rozestraten.
Vidas de santos e relações de poder na península ibérica (séculos VI-VII), de Leila Rodrigues da Silva.
O modelo de cavaleiro n’A Demanda do Santo Graal, de Adriana Maria de Souza Zierer.
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