terça-feira, 8 de outubro de 2013

Educação, História e Filosofia no Ocidente: Antiguidade e Medievo


O quarto livro do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval que apresentamos a vocês intitula-se Educação, História e Filosofia no Ocidente: Antiguidade e Medievo e foi organizado pela professora Terezinha Oliveira. Esse livro foi publicado em parceria com a Editora da Univali em 2009. Essa coletânea traz textos oriundos da VII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, realizada em 2008 na Universidade Estadual de Maringá – sempre com a promoção do Programa de Pós-graduação em Educação da UEM. Nele encontramos 20 textos de autores que discutem a Antiguidade e o Medievo nas mais diversas áreas do conhecimento e perspectivas teóricas.
Seguem, abaixo, a imagem da capa do livro e a relação dos textos que o compõem:

 

PARTE I – ANTIGUIDADE
 
História da Educação na Antiguidade e Medievo: considerações sobre pesquisas e fontes, introdução escrita pela organizadora do livro, professora Terezinha Oliveira.
 
A Paideia no Mito, de Gilda Naércia Maciel de Barros.
 
O projeto pedagógico socrático, de José Beluci Caporalini.
 
No processo de evolução da narrativa, uma leitura de Lucano: Pharsalia, X, 106-86, de Aécio Flávio de Carvalho.
 
Educação, música e política na Grécia Antiga, de Fábio Vergara Cerqueira.
 
Pluto: a ‘Riqueza’ inexplorada em Aristófanes, de Lizia Helena Nagel.
 
Trabalho e sociabilidade popular nas cidades da Áfreca Romana: entre textos e artefatos, de Julio Cesar Magalhães de Oliveira.
 
A dramaturgia senequiana: um modelo formativo, de José Joaquim Pereira Melo.
 
PARTE II – MEDIEVALIDADE
 
Usos contemporâneos do habitus: aprendizagem e dominação, de Ricardo Gião Bortolotti.
 
A Idade Média e as manifestações literárias: evolução e diversidade, de Clarice Zamonaro Cortez.
 
Representações do masculino e do feminino na Castela do século XIII, de Rejane Barreto Jardim.
 
O papel dos enigmas na educação medieval, de Luiz Jean Lauand.
 
Guerra santa, cristandade e heresia: o caso da cruzada albigense, de José Rivair Macedo.
 
A hagiografia como fonte para a Antropologia: aspectos da Vita de São Desidério de Sisebuto, de Ana Paula Tavares Magalhães.
 
O Sacro Império Romano-Germânico – Um irregulare aliquod corpus et monstro símile?, de Peter Johann Mainka.
 
O pecado da ira no mestre Tomás de Aquino: um estudo sobre os costumes e a educação no século XIII, de Terezinha Oliveira.
 
O Setenaro de Alfonso X, o sábio: código jurídico ou espelho de príncipe?, de Jaime Estevão dos Reis.
 
Educação medieval: Boécio e a conservação da cultura clássica, de Margarita Victoria Rodríguez.
 
Sofrimento e fortuna dos frades menores nas imagens da Franceschina (1474), de Angelita Marques Visalli.
 
O cavaleiro cristão n’A demanda do Santo Graal e n’O livro da Ordem de Cavalaria, de Adriana Maria de Souza Zierer.

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