O quarto livro do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e
Educação nas épocas Antiga e Medieval que apresentamos a vocês intitula-se
Educação, História e Filosofia no Ocidente: Antiguidade e Medievo e foi
organizado pela professora Terezinha Oliveira. Esse livro foi publicado em
parceria com a Editora da Univali em 2009. Essa coletânea traz textos oriundos
da VII Jornada de Estudos Antigos e
Medievais, realizada em 2008 na Universidade Estadual de Maringá – sempre com
a promoção do Programa de Pós-graduação em Educação da UEM. Nele encontramos 20
textos de autores que discutem a Antiguidade e o Medievo nas mais diversas
áreas do conhecimento e perspectivas teóricas.
Seguem, abaixo, a imagem da capa do
livro e a relação dos textos que o compõem:
PARTE I – ANTIGUIDADE
História
da Educação na Antiguidade e Medievo: considerações sobre pesquisas e fontes,
introdução escrita pela organizadora do livro, professora Terezinha Oliveira.
A
Paideia no Mito, de Gilda Naércia Maciel de Barros.
O
projeto pedagógico socrático, de José Beluci Caporalini.
No
processo de evolução da narrativa, uma leitura de Lucano: Pharsalia, X, 106-86,
de Aécio Flávio de Carvalho.
Educação,
música e política na Grécia Antiga, de Fábio Vergara Cerqueira.
Pluto:
a ‘Riqueza’ inexplorada em Aristófanes, de Lizia Helena Nagel.
Trabalho
e sociabilidade popular nas cidades da Áfreca Romana: entre textos e artefatos,
de Julio Cesar Magalhães de Oliveira.
A
dramaturgia senequiana: um modelo formativo, de José Joaquim Pereira Melo.
PARTE II – MEDIEVALIDADE
Usos
contemporâneos do habitus: aprendizagem e dominação, de Ricardo Gião
Bortolotti.
A
Idade Média e as manifestações literárias: evolução e diversidade, de
Clarice Zamonaro Cortez.
Representações
do masculino e do feminino na Castela do século XIII, de Rejane Barreto
Jardim.
O
papel dos enigmas na educação medieval, de Luiz Jean Lauand.
Guerra
santa, cristandade e heresia: o caso da cruzada albigense, de José Rivair
Macedo.
A
hagiografia como fonte para a Antropologia: aspectos da Vita de São Desidério
de Sisebuto, de Ana Paula Tavares Magalhães.
O
Sacro Império Romano-Germânico – Um irregulare aliquod corpus et monstro
símile?, de Peter Johann Mainka.
O
pecado da ira no mestre Tomás de Aquino: um estudo sobre os costumes e a
educação no século XIII, de Terezinha Oliveira.
O
Setenaro de Alfonso X, o sábio: código jurídico ou espelho de príncipe?, de
Jaime Estevão dos Reis.
Educação
medieval: Boécio e a conservação da cultura clássica, de Margarita Victoria
Rodríguez.
Sofrimento
e fortuna dos frades menores nas imagens da Franceschina (1474), de
Angelita Marques Visalli.
O
cavaleiro cristão n’A demanda do Santo Graal e n’O livro da Ordem de Cavalaria,
de Adriana Maria de Souza Zierer.
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